Tem uma conta?

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Metrópole Verde

Viver na natureza em uma grande cidade faz bem à autoestima e preserva o meio ambiente

São poucos os que se preocupam com o meio ambiente, principalmente em São Paulo, mas ainda existem pessoas que cuidam e gostam de estar próximas da natureza. Quando sentem essa necessidade vão a parques com muito verde, como o Villa Lobos localizado na região Oeste da cidade. O parque tem um projeto paisagístico com um plantio finalizado em 8 400 mudas de árvores nativas e já conta com 37 mil plantadas, incentivando os paulistanos que ainda não vivem de uma forma sustentável a começar pensar no assunto.

Por Vanessa Bueno

Alguns seres que vivem na Terra ainda se perguntam, “Por que cuidar de um planeta que se encontra tão destruído”? É parece ser fútil para muitos dos cidadãos viverem de uma maneira que preserve o bairro, a cidade, o país enfim, o planeta. Mas a palavra–chave, hoje em dia, é sustentabilidade.
Segundo a especialista em educação ambiental, Dilma Pimentel, o termo sustentabilidade remete a diversas interpretações ligadas a aspectos econômicos, sociais e ambientais do mundo atual. As questões psicológicas, simbólicas e espirituais também se aplicam a esse conceito. “Não entendo como os jovens podem achar que ‘diversão’ e ‘sustentabilidade’ são conceitos antagônicos. Talvez o que esteja acontecendo é que a forma como se está explicando estes termos ‘modernos’ de ecoeficiência e sustentabilidade esteja vindo como um sermão, como um código de conduta distanciado da realidade”, avalia. Para Dilma, o que deveria se discutir com a juventude é que a substituição do verbo “ser” pelo “ter” não é divertido.
É bom vivenciar, aproveitar e respirar o que a natureza e o meio ambiente têm de melhor para oferecer ao ser humano, os parques da cidade é o espaço que mais aproxima as pessoas de um ar puro, além de sentir e desfrutar do que o mundo pode proporcionar de mais belo.
Segundo os frequentadores dos parques Villa Lobos e Ibirapuera, uma das formas de colaborar com a saúde do planeta e de se sentir à vontade em uma cidade como São Paulo, é ir a em lugares que representam muito bem a beleza do Brasil. Mesmo com tanta poluição e destruição do meio ambiente os parques proporcionam aos visitantes uma sintonia com a natureza. Nele todos podem caminhar, se exercitar e relaxar.
O frequentador do parque Villa Lobos, Jonathas Roz, 22 anos, informa que toda semana faz caminhada, anda de bicicleta, pratica exercícios, tudo em sintonia com a natureza que existe no local, além de fugir um pouco do ar escuro que existe na metrópole em que vive. “O parque Villa Lobos é uma ótima opção de lazer para os moradores de uma cidade tão poluída como São Paulo, aqui me sinto mais livre e consigo respirar um ar puro”.
Para as pessoas que já têm uma vida ecologicamente correta ir a um lugar como esse, poder fugir um pouco do concreto e se entregar ao verde, é muito importante.
Karyna Silva, 25 anos, faz parte do grupo que vive uma rotina ecologicamente correta e gosta muito de praticar caminhada e viver de forma saudável, sempre colaborando para não prejudicar o meio ambiente. “Procuro sempre fazer a separação de lixo orgânico, de vidro e plásticos, nunca jogo nada nas vias públicas, principalmente em parques, quando saio com o meu cachorro levo uma sacola para recolher as necessidades dele”, conta Karyna.
Preservar o ambiente é uma forma de ter a consciência tranquila em relação ao fim dos recursos naturais futuramente. Os parques como Villa Lobos e Ibirapuera tem projetos ambientais bem interessantes, porém a divulgação não é feita como deveria, mas aqueles que estão sempre nesse ambiente, conhecem e desfrutam de tudo que é oferecido para que possam sempre ter momentos de prazer ambiental, apesar de viver em uma “selva de pedras”, como a capital paulista.
É possível perceber que para muitos jovens ser sustentável é careta, mas na realidade essa teoria foi criada pelo próprio cidadão. Para a preservação não é necessário ter nada além de uma consciência.