Tem uma conta?

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Filmes "Verdes"

Urubus têm Asas [Brasil, 2007]
Documentário, 16 min, cor, Brasil, 2007. Diretores: Marcos Negrão e André Rangel.
Sinopse: Tudo pode ser reciclado. Muito além do lixo, idéias, ações e destinos podem ser adaptados a uma nova realidade. É assim que uma comunidade de catadores de carangueijos do Rio de Janeiro enfrenta os danos causados pela poluição da cidade, que dia-a-dia acaba com o mangue, sua fonte de sobrevivência. Urubus Têm Asas revela como as novas gerações estão modificando seu futuro, através de ações inspiradoras. É a prova de que, com cooperação e consciência ecológica, é possível superar os limites e alçar novos vôos.



A Grande Liquidação [The Big Sellout, 2006]
Documentário, 95 min, cor, Alemanha, 2006.
Diretor: Florian Opitz.
Sinopse: A abstrata influência da privatização na vida das pessoas é mostrada através de histórias bem variadas, registradas em diferentes partes do mundo. Histórias trágicas, tragicômicas e também encorajadoras de pessoas que, diariamente, têm que lidar com os efeitos da política de privatizações ditada por instituições internacionais de Washington e Genebra como o FMI, o Banco Mundial e a Organização Mundial do Comércio. O diretor deste documentário revela a realidade por trás da privatização de serviços públicos básicos, como fornecimento de água, eletricidade, transporte público e assistência médica na América Latina, Ásia, África e, também, na Europa e Estados Unidos.


Vida sem Controle [Leben ausser Kontrolle]
Documentário, 95 min, cor, Alemanha, 2004.
Diretores: Bertram Verhaag, Gabriele Kröber.
Sinopse: Nos anos oitenta, a Ciência, apoiada pela tecnologia genética, fez um largo progresso no estudo do planeta e seus seres vivos. Como num passe de mágica, tudo parecia possível. Vinte anos depois, Vida Sem Controle embarca numa viagem pelo globo para mostrar a progressiva e continuada manipulação genética de plantas, animais e seres humanos. Não mais que dez cientistas em todo o mundo estão se pronunciando contra essa indústria e vêm conduzindo pesquisas independentes sobre o efeito que animais e plantas transgênicas têm sobre o meio-ambiente e sobre nossa saúde, quando consumimos alimentos geneticamente modificados.


Nós Alimentamos o Mundo [We Feed the World]
Documentário, 95 min, cor, Áustria, 2005. Diretor: Erwin Wagenhofer.
Sinopse: Todos os dias, em Viena, a quantidade de pão que sobra nas prateleiras de padarias e supermercados e que é jogado fora daria para abastecer a segunda maior cidade da Áustria, Graz. Em torno de 350 mil hectares de terra, sobretudo na América Latina, são dedicados ao cultivo de soja para alimentar o gado austríaco, enquanto um quarto da população local morre de fome. Com essas e outras verdades, o diretor Erwin Wagenhofer refaz o caminho da comida, do plantio até a mesa, passando por países como França, Espanha, Romênia, Suíça, Brasil e Áustria. O filme mostra que a produção dos alimentos e o problema da fome no mundo têm tudo a ver com todos nós.



Uma Verdade Inconveniente [An Inconvenient Truth]
Documentário, 100 min, Estados Unidos, 2006
Diretor: Davis Guggenheim

Sinopse: O ex-vice-presidente americano Al Gore apresenta uma advertência e impressionante visão do futuro de nosso planeta e de nossa civilização.Trata-se de um alerta que perpassa mitos e conceitos errados, para revelar a mensagem que o superaquecimento global é um perigo real e imediato. "Uma Verdade Inconveniente" traz o convincente argumento de Gore, de que precisamos agir agora para salvar a Terra. Todos e cada um de nós podem mudar essa situação, na maneira que vivemos nosso dia-a-dia e nos tornarmos parte da solução.



Os Homens do Lago [Los Hombres del Lago]
Documentário, 12 min, p&b, Bolívia/Estados Unidos, 2007.
Diretor: Aaron I. Naar.
Sinopse: Essa é a história de Puñaca Tintamaria, a menor comunidade do povo Uru-Muratos da Bolívia. Fundado por volta de 2.000 AC, o vilarejo, que é um dos mais antigos, mais pobres e mais importantes, historicamente, na América Latina, está atualmente em vias de desaparecer. Os Uru-Muratos são conhecidos como “os homens do lago” por sua estreita relação com o Lago Poopó. Narrado pelo ex-líder comunitário Daniel Moricio Choque, o filme conta a história da comunidade, seus costumes, seu empobrecimento contínuo, a falta de terras e representatividade, na sociedade, a contaminação do lago Poopó e o impacto do aquecimento global.



A Cova [The Cove]
Documentário, 94 min, Inglaterra, 2009.
Diretor: Louie Psihoyos
Sinopse:
Liderados por Louie Psihoyos, líder da Sociedade de Preservação do oceano, e O’Barry Richard, uma autoridade reconhecida internacionalmente em matéria de formação de golfinho que é mais conhecido por seu trabalho em 1960, o Flipper programa de TV, o filme segue uma equipe de mergulho de alta tecnologia em um missão de descobrir a verdade sobre o Programa Internacional de capturar o comércio praticado em Taji, Japão. Utilizando o estado-da-arte das técnicas, incluindo microfones ocultos e câmeras, a equipe descobre como esta pequena aldeia costeira serve como um microcosmo massivo horripilante de crimes ecológicos acontecendo.