Tem uma conta?

segunda-feira, 7 de junho de 2010

São Paulo é a 5ª cidade mais poluída do mundo

A inspeção veicular é boa para o meio ambiente e para o bolso dos condutores

Por Anderson Muquem
Em vigor desde 2008 o programa de inspeção ambiental veicular foi criado com o objetivo de diminuir os poluentes emitidos pelos veículos automotivos. A iniciativa surgiu após o resultado de uma pesquisa que apontou São Paulo a quinta Metrópole mais prejudicada com a emissão de monóxido de carbono do mundo, segundo estudo elaborado pelo Centro de Informações e Pesquisa Atmosférica da Inglaterra, a instituição que é reconhecida mundialmente listou as 20 maiores cidades com altos índices de poluição ambiental. A pesquisa feita pela FAPESP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, resultou que a capital paulista recebe uma carga anual de três milhões de toneladas de poluentes, o que justifica sua posição no ranking mundial.
A proposta de supervisionar os veículos poluentes partiu da Cetesb em 1986 com o programa Proconve, programa de controle da poluição por veículos automotores. Embora esse projeto tenha sido aprovado 1986, somente em 1989 entrou em vigor, fiscalizando os veículos nas ruas da cidade.De acordo com técnico Olimpio de Melo Álvares Jr, gerente interino da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) as cidades que aderiram a inspeção veicular diminuíram de 20 a 30% a poluição do ar, “É importante que o proprietário do veículo procure pelo menos uma vez por ano um profissional antes de realizar a inspeção para diagnosticar os problemas mecânicos do seu veículo, afim de regulá-lo, além de não poluir, o veículo regulado não corre risco de ser reprovado” orienta o engenheiro.



Por que fazer a inspeção veicular?
Já está comprovado que os carros são os maiores responsáveis pela poluição do ar. Estima-se que 6 milhões de veículos que circulam na capital lançam na atmosfera de 70% a 90% de toda poluição. Além de fazer mal ao meio ambiente, a poluição do ar compromete a nossa saúde proporcionando problemas graves respiratórios.

Quem deve fazer?
Todos os veículos registrados na cidade de São Paulo, independente de marca, modelo, tipo de combustível e ano de fabricação. Dentre eles estão os carros, os caminhões e as motocicletas.

Como fazer?
É preciso entrar no site da Controlar fazer o agendamento e pagar o boleto no valor de R$ 56,44 e após 72 horas agendar pela internet ou por telefone o dia da inspeção, mas atenção a Controlar não vistoria veículos sem agendamento prévio e a tolerância de atraso é de no máximo 30 minutos.


Informações importantes
O inverno é a estação onde as condições de dispersão de poluentes na atmosfera se tornam desfavoráveis, é a época do ano em que os cuidados devem ser redobrados. O ar poluído provoca irritação das mucosas dos olhos e do nariz, crises de asma e bronquite, estes são alguns dos inconvenientes relatados por quem é obrigado a conviver com os agentes poluentes, derivados da indústria e dos veículos que circulam diariamente pela cidade e o mais grave constatado é que 20 pessoas morrem por dia devido à poluição do ar, a expectativa de vida é reduzida em 1 ano e meio e em dias de grande contaminação, o risco de morte por doenças do pulmão aumenta em 12% e a quantidade de internações sobe 25%.